terça-feira, 10 de dezembro de 2013

O Ide e a descrença

1 comentários
E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. (Marcos 16.15)

Quem não conhece as palavras de Marcos 16.15 pode imaginar que Jesus estava falando para um grupo seleto de teólogos e líderes altamente comprometidos com a causa do evangelho e que estavam prontos para assumirem a responsabilidade de continuar a missão dele aqui na terra. Mas a realidade era outra. A dúvida e a incredulidade reinavam no coração dos discípulos e eles viviam temerosos e inseguros diante da mensagem proclamada por Jesus.

Numa certa ocasião Jesus desabafou e disse-lhes que o seu coração estava cheio de tristeza até a morte e pediu que eles velassem com ele em oração. Sabe o que eles fizeram? Dormiram. Jesus volta e diz: “Então nem uma hora pudeste velar comigo”? Mateus 26:40. Jesus pediu apenas uma hora do tempo deles, mas eles decidiram dormir e não ficaram sensibilizados com a angústia do Mestre. Em vez de brigar com eles e dizer-lhes que não serviam para serem seus discípulos, Jesus fez apenas uma pergunta: Nem uma hora?

Pedro, o discípulo intrépido, ficou conhecido por dizer que estava pronto para morrer com Jesus, mas ele não sabia que o coração pode ser enganoso quando menos esperamos. Enquanto o Mestre era esbofeteado, apanhava e os judeus cuspiam em seu rosto, Pedro afirmava lá fora: “Não conheço este homem, nunca o vi”. Negou com juramento.

Por diversas vezes eles não acreditaram nas palavras de Jesus, nem que Ele ressuscitaria. Enquanto Jesus sangrava na cruz eles procuravam um esconderijo. Esses eram os discípulos escolhidos por Jesus. Nenhum líder teria escolhido pessoas com essas características, mas Jesus escolheu e conhecia cada um deles. Homens sem expressão, medrosos, cheios de dúvida e incrédulos. Que grupo desajeitado!

Ao ressuscitar, Jesus aparece para eles e não passa “aquele sermão”, ele apenas censura a incredulidade deles e a dureza de coração pra logo em seguida dizer: Eu preciso de vocês! (É assim que eu interpreto o “Ide” Marcos 16.14,15). Não quero que vocês olhem para as habilidades que não têm, nem para suas fraquezas. Quero que saibam que com o meu Espírito Santo vocês poderão evangelizar o mundo e estabelecerão a minha igreja. Só peço que creiam em Mim.

“E eles, tendo partido, pregaram por todas as partes, cooperando com eles o Senhor, e confirmando a palavra com os sinais que se seguiram. Amém”. Marcos 16.20

Aquilo que Deus fez por esses homens pode fazer por você. Apenas creia no poder transformador de Deus. Há esperança para o teu futuro.

Texto by Adalgiza Coelho
Postado em 10 de dezembro de 2013.